Desde a década de 70 as empresas químicas, petroquímicas e de refinação de petróleo, trabalharam no sentido de aparelhar os seus processos de produção tornando as fábricas muito mais seguras. Este blog tem como missão difundir as melhores práticas usadas nas empresas de ponta e apoiar a formação dos profissionais das áreas envolvidas, especialmente os Operadores de Processos, que são em última instância mais responsáveis pela segurança operacional dos processos que operam.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Os sistemas sócio técnicos
Esses sistemas na indústria representam a interface entre o homem e a máquina. Nesses processos de interação, o homem, através de sua inteligência impõe a maquina condições que representam os seus interesses, e que ela – a maquina – através das suas funções preestabelecidas, vai conseguir desenvolver desde que as suas “partes” sejam garantidas, caracterizando um sistema técnico, que pode ser decomposto, verificado, mantido e aferido.
O sistema social onde a mente habita, é caracterizado pela vontade do homem, pela sua inteligência e não pode ser decomposto. O pensamento, as ideias e os ideais, vão influir decisivamente no resultado da ação, mas não podem ser analisados pelos sentidos do homem.
Essa interação pode ser mais complexa e até caótica se adicionarmos o elemento filosófico nesse sistema.
De fato, o que podemos medir e avaliar num sistema sócio técnico filosófico é somente o técnico e nos outros podemos inferir e julgar através dos sistemas sociais desenvolvidos pelo homem para garantir que as regras de conduta, ética e moral sejam aplicadas construindo um discernimento correto para aquela imposição inicial do homem.
Francisco Ruiz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário